25.9.07

Criar o seu próprio site fotográfico - 2




N

o post anterior, você já efectuou o seu registo no JALBUM. Também fez o download do JALBUM e do Photofiltre. Já os tem instalados no seu computador, o mesmo acontecendo com o Chameleon.

Depois disso, criou uma pasta no seu Ambiente de Trabalho, com várias sub-pastas nas quais colocou algumas das suas fotos. Em cada uma dessas sub-pastas, vai deixar apenas entre 4 a 8 fotos. Para começar, não mais que isso. Posteriormente, pode sempre adicionar tantas fotos quantas quiser em cada sub-pasta.

Posto isto, vamos começar por alterar a dimensão das suas fotos. Cada uma irá ficar com 800x600.


PASSO 3
Depois de ter instalado o programa Photofiltre no seu computador, para alterar a dimensão das imagens faça assim:

  • abra o Photofiltre;
  • abra a imagem (foto) que pretende alterar;
  • no menu do programa, escolha Image e depois Image Size;
  • altere as dimensões para 800 (width) x 600 (heigth); na prática, funciona assim: se a foto estiver "na horizontal", escreva 800 em "width" e clique em OK, se for na vertical (ao alto), escreva 600 em "heigth" e OK; (os ajustamentos serão automáticos);
  • guarde a imagem com o nome que desejar, em formato jpg, na pasta correspondente que criou no Passo 2; em cada foto, dê-lhe um nome apropriado em relação ao seu conteúdo (o nome do ficheiro irá aparecer por baixo de cada foto, quando os leitores a forem visualizar);
  • faça o mesmo para todas as outras fotos que vai publicar.

Já agora, deixo-lhe um pequeno extra. Como as fotos vão ficar sob um fundo escuro, talvez queira experimentar uma "frame" (tipo "passe-partout") à volta da foto, numa cor que a faça realçar no fundo preto. Eu costumo usar o branco. Faça assim:
  • abra a imagem (foto) na qual pretende inserir a "frame";
  • no menu do Photofiltre, escolha Image e depois Outside Frame;
  • insira um valor entre 15 e 20, escolha o branco (ou outra cor clara que prefira), clique em OK .... e já está.

Nota: quando utilizar esta funcionalidade numa foto/imagem que fique sobre fundo claro convém, depois de tudo o que fez acima, voltar a Image, Outside Frame e inserir uma frame de 1 ou 2 de cor escura (eu costumo usar o valor 1 e como cor o preto). Vai ver que resulta muito bem.

Amanhã continuamos. Agora que já temos tudo preparado, começaremos logo por "Criar o seu Album fotográfico" no JALBUM. Até amanhã.


Imprimir este post



3 comentários:

MFQ disse...

A questão, agora que já instalei os programas e dei os primeiros passos na verificação da sua funcionalidade, é ligeiramente mais complexa.
Onde é que eu vou buscar o talento para tirar fotos com qualidade? Para criar o álbum vou ter de começar exactamente por aí, pelo princípio.

João Fialho disse...

Hum .... não tinha previsto essa questão, posta assim dessa maneira.

Mas ó amigo Manuel Filipe. Eu não o sei aconselhar, mas sempre pode fazer o seguinte (digo eu):

... no próximo fim-de-semana, saia de casa bem cedo e leve a máquina consigo. Mas tem mesmo que ser cedinho. Depois, tire fotos a tudo o que mexa. E ao resto, se quiser, também. Fica ao seu critério. Esse é o truque, tirar fotos e mais fotos.

Vá, força nisso.

Nota: depois de ler este conselho, não vale chamar nomes ...

MFQ disse...

Hum… Levantar cedo ao fim de semana!?
Já quanto a tirar fotos a tudo o que mexa… tenho dúvidas sobre as consequências. À cautela fico-me pelas estáticas.