21.9.07

Crie o seu próprio site fotográfico - 1




H

á várias formas de criar albuns fotográficos e de os disponibilizar online. Hoje pretendo indicar-lhe uma boa possibilidade, com recurso a um excelente software gratuito e cujo manuseamento está ao alcance de todos (a prova, saiba o amigo leitor, é que até eu consegui).



Para que o texto não fique demasiado extenso, vamos dividir isto em 3 posts. Hoje será o primeiro. Em próximos dias, seguir-se-ão os restantes.

Antes de começarmos, clique na opção "FOTOS" na nossa barra de menus (barra azul, em cima) e veja do que trata este post. Pretendo mostrar-lhe como criar o seu próprio "site fotográfico". Então ... já está a ler aqui e ainda não foi clicar em "FOTOS"? Vá lá ... primeiro tem que ir lá ver do que estamos a falar .... e depois volte aqui ... ... ... (agora que voltou à leitura, não desista já, o seu site pode ficar muito melhor do que aquele que viu).

Em resumo, seguindo estes passos, você vai poder criar o seu próprio album fotográfico e publicá-lo online, recorrendo a software e alojamento gratuitos. Fará isso utilizando os seguintes programas:

  • Photofiltre - para editar as suas fotos e alterar a respectiva dimensão;
  • JALBUM - para criar, alterar e publicar o seu album fotográfico;
  • Chameleon - funciona em conjugação com o programa anterior e define o aspecto geral do album e do site.


PASSO 1
Vá a http://jalbum.net/ e faça o seu registo. Anote o username e a password que indicou para se registar. Irá precisar desses dados mais tarde.

Depois, faça o download do JALBUM (botão na página principal, ao cimo: "Download Jalbum - Free") e instale-o no seu computador. Em seguida, vá a Skins (no menu da barra horizontal verde, ao cimo), escolha o Chameleon na lista à direita e, depois de entrar na respectiva página, clique no botão verde -
"INSTALL SKIN", em baixo à esquerda.

Mais ta
rde, se quiser poderá mudar para qualquer uma das restantes opções. Quando escolhi, gostei igualmente dos Skins FotoPlayer e do BananAlbum. No entanto, como reparou há imensas possibilidades para todos os gostos.



PASSO 2
Vai agora organizar as fotos que pretende incluir no seu album. Para tal, crie uma pasta no Ambiente de Trabalho do seu computador. Dê-lhe o nome que pretende que o seu album tenha quando for publicado. No meu caso, chamei-lhe "João Fialho" (... falta de imaginação! ... pronto ... já sei ....). Bem, adiante.

Dentro dessa pasta, crie tantas sub-pastas quantas as que desejar e coloque em cada uma as fotos correspondentes. Pode fazer Copy/Paste desde os sítios no seu PC onde tem as fotos, directamente para cada uma dessas sub-pastas.

Haverá conveniência em que cada sub-pasta criada tenha o nome genérico do tema das fotos lá colocadas (exºs: Paisagens, Pessoas, Desportos, etc.). Clique na imagem anexa para ver como organizei as minhas pastas e as respectivas fotos e ficará com uma ideia melhor daquilo a que me refiro.


Em seguida, irá ocupar-se de cada uma das fotos que já inseriu em cada sub-pasta, de forma a que as mesmas (as fotos) não tenham uma dimensão exagerada. No meu caso, usei 800x600, embora já tenha visto albuns com 1600x1200 e até mais. Com a experiência, depois saberá o que for melhor para o seu caso.

Para alterar a dimensão da imagem, use qualquer programa editor de imagens (um dos mais conhecidos é o Photoshop). Eu uso o Photofiltre que é óptimo e, além do mais, absolutamente gratuito (faça o download aqui).


No próximo post sobre este assunto, começaremos por alterar a dimensão das suas fotos para 800x600. Depois, iremos então criar o seu album fotográfico e publicá-lo online. Até lá.


Imprimir este post



2 comentários:

MFQ disse...

Fiquei curioso, a proposta parece-me aliciante. No fim-de-semana, com mais tempo, vou tentar pôr em prática a sugestão que aqui nos deixou.

MFQ

Paulo disse...

Desconhecia. Vou tentar.
Abraço
Paulo