31.1.08

Atribulações da minha experiência na blogosfera




N

ão há vez como a primeira; as outras são melhores. Lembrei-me desta máxima já antiga, a propósito da minha experiência na blogosfera. É um pouco sobre isso que hoje vos falo. Como se trata do meu último post neste blogue, corro o risco de vos maçar com um texto demasiado extennn...so. Apelo, por isso, à vossa paciência.


O meu primeiro blogue mais a sério, que iniciei no ano de 2003, foi o "Atribulações de um alentejano em directo". O título fora adaptado da obra/romance de Julio Verne - "Atribulações de um chinês na China", que me lembro de ter lido na minha juventude. Ao longo de muitos meses, esse blogue veio a tornar-se numa experiência interessante. Acabou por desaparecer da Net, sem que eu nada fizesse para tal (coisas do Google/novo Blogger), pouco depois de lá ter deixado de publicar. Através dele aprendi, essencialmente, que se podem criar e manter alguns laços, por vezes interessantes, com outros entusiastas deste meio de comunicação.

A partir de Junho de 2005, iniciei a experiência de publicar regularmente fotografias num blogue criado para esse efeito - "Blogue Fotográfico - Photoblog". Durou até Novembro de 2006 e nele publiquei mais de 200 fotos de Vendas Novas e imensas de outros sítios do Alentejo. Todas tiradas com uma pequena máquina digital compacta.

Iniciei, ainda em 2006, um outro blogue para divulgação da minha terra de origem - a Cuba. Infelizmente, ao fim de poucos meses, teve o mesmo destino do primeiro: desapareceu na altura em que se efectuou a passagem do Blogger (antigo) para o Blogger Beta. Apesar de alguns emails enviados para o Google/Blogger, nunca mais consegui reavê-lo. Acabei por desistir da ideia. Mas antes disso, tive nele a minha primeira desilusão sobre o que é, ou melhor, sobre o que não deve ser um projecto colectivo na Internet. Adiante.

Decorria o mês de Março de 2006 quando me pareceu que se justificava a existência de um espaço na Internet para debater de forma credível assuntos locais de Vendas Novas, a cidade, o concelho e as suas gentes. Foi assim que nasceu o "Atribulações Locais", iniciado por mim juntamente com o amigo Manuel Filipe Quintas. Alguns dias depois, já contava com outros amigos colaboradores - António Lisboa Gonçalves, Marco Alves e Mourato Talhinhas. Um mês depois, juntou-se a nós um jovem promissor natural da Landeira - o Guilherme Costa.

Por essa altura, decidimos em conjunto convidar algumas personalidades de Vendas Novas para contribuirem, se o entendessem, nesse mesmo projecto. No entanto, acabámos por não ter sucesso total nesses convites, pois apenas nos respondeu afirmativamente o ilustre vendasnovense Artur Aleixo Pais, que colaborou durante alguns meses, com textos históricos sobre Vendas Novas com a qualidade que lhe é sobejamente reconhecida.

Foi com o "Atribulações Locais" que mais aprendi sobre o que é e para que serve a blogosfera. Um sítio onde há de tudo um pouco e que é o espelho daquilo que somos como sociedade. Ao longo de quinze meses publicámos ali mais de 500 posts e merecemos cerca de 32.000 visitas. Não será muito mau, para um blogue local.

Em Junho de 2007, por altura das eleições intercalares para a Junta de Freguesia de Vendas Novas, achei que se justificava ajudar na divulgação das propostas de cada uma das forças políticas concorrentes. Para isso criei e mantive o "Eleições 2007: Freguesia de Vendas Novas". Como foi um blogue criado de propósito para ese efeito, durou apenas 20 dias e teve cerca de 50 publicações, incluindo a publicação da composição das listas e de entrevistas aos candidatos.

Com este blogue, aprendi algo que já desconfiava: que há em Vendas Novas (e, se calhar, noutros sítios) quem pense que a política deve ser deixada só aos políticos e aos candidatos a políticos. E quem reaja de forma desmesurada, exagerada e desrespeitosa (isto, para não dizer mais) em relação a quem apenas criou e manteve um blogue de divulgação sobre eleições.

Para quem quiser formar a sua própria opinião sobre essa matéria, ainda hoje mantenho esse blogue aberto e disponível aos leitores. Mas o certo é que, só por ter criado e mantido esse blogue, fui alvo de reacções que me excuso aqui de caracterizar. Decidi passar à frente, pois há coisas com as quais não vale a pena perder o nosso tempo.

A partir de Setembro de 2007, iniciei esta nova versão do "Atribulações Locais" que hoje termina. Neste 5 meses, publicámos 370 posts e obtivemos cerca de 10.500 visitas. Quando o inciei, alterei-lhe o visual e configurei-o para nele caber um tipo de abordagem mais abrangente, que não apenas questões locais sobre Vendas Novas. Penso que ficou bem, mas infelizmente não durou tanto quanto eu gostaria.

Nesta segunda versão do "Atribulações", decidi que deveria continuar a tentar criar um verdadeiro blogue colectivo, para o que voltei a convidar os mesmos colaboradores, a que juntei mais alguns convites. Além dos anteriormente referidos, a quem volto a agredecer sinceramente a disponibilidade e a colaboração, tenho também a agradecer por terem aceite colaborar neste blogue, em especial, aos amigos João Grazina e Carlos Branco. Mas também, claro está, à Adélia Bentes, à Gina Pinto e ao Ricardo Candeias. Sei que muitos deles acabaram por não conseguir colaborar como queriam, essencialmente por falta de tempo disponível. A todos, o meu obrigado.

Como um blogue precisa de leitores, cabe-me agora agradecer sensibilizado a todos aqueles - e a muitos conheço-os pessoalmente, que ao longo deste tempo tiveram a enorme paciência de lerem os textos publicados e ainda arranjarem vontade para deixar as suas impressões em jeito de comentário. A todos eles, fica também aqui expresso o meu sincero agradecimento.

Bem hajam. Até breve.

João Fialho
("alentejodive")