3.1.08

SMS batem recordes entre Natal e Ano Novo



As operadoras de telemóveis anunciam valores que duplicam os do ano passado

Para mim, não me parece que estes números batam certo. Vejamos o caso da TMN, que serve também para os outros operadores.

“Só entre 31 de Dezembro e 1 de Janeiro, a TMN processou 134 milhões de SMS, com o pico de tráfego pela hora da passagem de ano, com um volume de mais de quatro milhões de mensagens por hora.”

Se, por hipótese e facilidade de raciocínio, em cada uma das 48h dos dias 31Dez e 01Jan se registasse sempre o volume de tráfego do “pico” (+ de 4 milhões por hora na passagem do ano), então a TMN teria registado no total desse período mais de 192 milhões de SMS. Mas a notícia diz que foram 134 milhões. O que tem alguma lógica. Logo, isso leva-nos a partir do princípio que os tais 134 milhões de SMS se referem á totalidade da carga horária dos dias 31Dez e 01Jan, ou seja, a esse período de 48 horas e não apenas “à passagem do ano”.

Assim, em cada um desses 2 dias a TMN obteve, em média, 67 milhões de SMS por dia. O que dará algo perto dos 2.791.667 de SMS, em média por cada hora. Isto, contando, tal como é noticiado, que foi exactamente neste período que a TMN atingiu o “pico” de envio de mensagens.

O que me leva á 1ª questão: Se assim é, como se justifica que este tenha sido o período em que a TMN teve, em média e de longe, o menor tráfego de SMS diário? (67 milhões/dia contra, por exemplo, 91 milhões/dia no período entre 21Dez e 30Dez? No dia de maior tráfego teve, em média diária, cerca de 26% menos que nos restantes dias?

As mesmas diferenças se verificam, se considerarmos o tráfego média, por hora, naqueles 2 períodos (2.791.667 em média por hora nos dias 31Dez e 01Jan, contra 3.816.667 em média por hora entre os dias 21Dez e 30Dez).

Já agora, adianto a minha 2ª questão: como é possível que num período de 10 dias (240 horas, contadas entre 21Dez e 30Dez), a TMN tenha obtido uma média de envio de SMS, por hora, superior a 3 milhões e 800 mil? Se bem que estamos a falar do período que inclui o Natal, também inclui os dias 21, 22 e 23 de Dezembro, que não me parece que sejam os melhores em termos de envio de SMS. Aliás, nem mesmo os dias 24 e 25 terão sido os melhores (o melhor, segundo é noticiado, foi “a passagem do ano”, lembram-se?).

Logo, como se pode retirar da notícia, nenhum destes dias terá chegado aos “+ de 4 milhões por hora” da passagem do ano. Então, sendo assim, como se chega aos 3 milhões e 800 mil, em média e por hora, entre os dias 21Dez e 30Dez, só na TMN? Algo aqui não me parece bem. E logo eu, que gosto de perceber as coisas ...

Devo dizer que não estou a ver o pessoal a enviar, em média, mais de 3 milhões de SMS por hora (só na TMN), por exemplo nas horas das madrugadas de 20 para 21 de Dez, ou de 21 para 22 de Dez, etc., etc., etc.. nem de 26 para 27 de Dez, nem de 27 para 28 de Dez, nem de 28 para 29 de Dez, etc., etc., etc. .... sempre são muitas horas, em que o pessoal costuma, sei lá, talvez dormir. E cada hora que não chegasse aos 3 milhões de SMS, teria de ser compensada por outra ou outras com mais, muito mais de 4 milhões. Ora, isso é dito que não terá acontecido. Bem, ...... milagre!

E tudo isto, só na TMN. De facto, algo aqui não bate certo.

Vamos agora à 3ª e última questão. Como é noticiado, no total dos 3 operadores terão sido enviados neste período entre 21 Dez e 01Jan (12 dias), cerca de 2.546 milhões de SMS, o que corresponde a uma média superior a 212 milhões de SMS por dia. Só nos 2 dias de fim-de-ano (31Dez e 01Jan) terão sido enviados aproximadamente 286 milhões de SMS. Ora eu pergunto-me: quem terá enviado tantos SMS? Eu explico melhor.

O que quero dizer é que, para se enviarem tantos milhões de mensagens, alguém as enviou. Ora, eu não enviei muitas. E sei de muita gente da minha família que não enviou uma única. Pela simples razão de que não têm telemóvel. Assim de repente, lembro-me de quase 20 pessoas. Ora, se nós somos 10 milhões no país (mais coisa menos coisa) e se descontarmos os muito (mesmo muito) jovens e os muito (mas mesmo muito) idosos, seremos quantos? Uns 9 milhões? Ok, seja: 9 milhões.

Então, para facilidade de raciocínio, vamos pensar que todos têm telemóvel e todos decidiram enviar SMS neste período. É claro que isto é mesmo só para facilitar, pois de certeza que você, tal como eu, conhecerá um bom par de gente que não enviou um único SMS. Mas adiante.

Então, para 9 milhões de utilizadores, os tais 2.546 milhões de SMS divididos por esse pessoal, dará mais ou menos aí uns ...., ora deixa ver, ....uns 282 SMS cada um. Como aqui em casa somos 4 e, no total, teremos enviado menos de 100, ficam-nos a faltar muito mais de 1.000. Seguindo este raciocínio, terá havido muito boa gente a enviar vários (ou muitas vezes vários) milhares de SMS cada um. Hummm .... não sei porquê, mas estes números cheiram-me a demasiada comunicação.

Ainda hei-de perguntar aí a uns amigos meus, para onde é que andaram a enviar tantos SMS. Mas tudo isto sou eu a dizer, claro.

Fiquem bem. E não se preocupem com estas coisas, que ele há assuntos bem mais interessantes, não é assim? Pois.




0 comentários: