15.1.08

A vergonha mora no quintal da Europa




Há coisas que preferimos ignorar. Fazer de conta que não existem. Damos por nós a pensar que é lá longe. Que não é nada connosco.

Às vezes fazemos bem. É uma forma de nos defendermos das maldades e fealdades deste mundo. Reconheço que faço isso muitas vezes. Talvez demasiadas, não sei. Penso que todos o fazemos. Preferimos focar-nos naquilo que é positivo. No que é para nós mais importante. Nas coisas do nosso quotidiano. Aquelas que estão aqui mais perto. Preocupamo-nos mais com as coisas e pessoas de que(m) mais gostamos. E com aquilo que podemos influenciar positivamente, ainda que de forma indirecta ou por vezes ténue.

É por isso que talvez não devesse falar-vos deste post, publicado no blogue "Sem Muros", de Miguel Portas. Trata um assunto que já não devia acontecer. Retrata uma sociedade longínqua, digo eu. Mas que talvez um dia, se nos descuidamos, ainda vem pedir-nos explicações.

Para quem pretenda saber mais sobre estas questões, tente ler o livro "Entrevistas no Centro do Mundo", de Henrique Cymerman, com prefácio de Jorge Sampaio. É um livro imperdível para perceber o que por ali se passa. Digo eu, que já o li com atenção.



2 comentários:

MFQ disse...

Impressionante. Como diz o autor do texto há nestas imagens demasiadas analogias com as do filme “O Pianista”.

São os danos colaterais. Ninguém irá responder por eles, como é normal.

MFQ

Anónimo disse...

[url=http://www.kfarbair.com][img]http://www.kfarbair.com/_images/_photos/photo_big7.jpg[/img][/url]

מלון [url=http://www.kfarbair.com]כפר בעיר[/url] - שירות חדרים אנחנו מספקים שירותי אירוח מיוחדים גם יש במקום שירות חדרים המכיל [url=http://www.kfarbair.com/eng/index.html]אחרוחות רומנטיות[/url] במחירים מפתיעים אשר מוגשות ישירות לחדרכם!

לפרטים נא גשו לעמוד המלון - [url=http://kfarbair.com]כפר בעיר[/url] [url=http://www.kfarbair.com/contact.html][img]http://www.kfarbair.com/_images/apixel.gif[/img][/url]