30.9.07

A MINHA 1ª VEZ


Obviamente que falo do facto de pela 1ª vez estar a "postar" qualquer coisa aqui no Atribulações Locais.
Faço-o a convite do Sr. João Fialho o que desde já publicamente agradeço e com o qual fiquei muito honrado.
Tive alguma dificuldade em decidir qual seria o assunto sobre o qual me deveria debruçar mas quem me conhece sabe que só poderia ser um: "SPORTING CLUBE DE PORTUGAL".
Poderia começar por escrever algumas considerações sobre o derby mas resolvi não o fazer, até porque nem tenho a certeza de conseguir colocar o post no blogue.
Portanto queiram contar com a minha presença assídua aqui por estes lados a escrever sobre o meu clube.
Saudações cordiais a todos os leitores e espero contribuir de alguma forma para que continuem a encontrar razões para visitar o AL.

Ricardo Candeias

Ver mais



Blogue em destaque



Já visitou o blogue em destaque nesta semana? Vá até lá, clicando em "Destaque" na nossa barra de menu, por baixo do moinho. Todas as semanas, a partir de cada 2ª feira, destacamos um novo blogue.

Destaques nas semanas anteriores:

Ver mais



29.9.07

Sporting vs Benfica: um jogo equilibrado



Nem o Sporting nem o Benfica mereciam perder este jogo. Mas perderam os dois. Foi um jogo equilibrado, com oportunidades de golo para ambos os lados. O melhor em campo, para mim, foi Quim - o guarda-redes do Benfica. Mas também o Rui Costa e o Anderson Polga.

O pior em campo, não há dúvidas que foi o Sr. Árbitro. Como é possível que faltas descaradas e perigosas para a integridade física dos adversários não tenham sequer uma advertência? Como é possível não marcar qualquer um dos 3 penalties descarados que aconteceram durante o jogo? Será que essa regra foi suspensa sem que eu me tenha apercebido?

Como é possível que o Sr. Fiscal de Linha levante a bandeirola, aponte para o seu próprio braço - logo, indicou ao seu chefe de equipa que era penaltie, e o Sr. Arbitro diz que, como não viu, não existiu? Será que amanhã também vem pedir desculpa?

Uma vergonha. O nosso futebol, a continuar assim, cada vez terá menos verdade.
29.Set; 22:00h

Ver mais



Concessão da Morte


A morte concede o moral direito
Ao Homem quando sua vida findar
A homenagem e o respeito
De pessoas seu corpo velando a chorar
.
Umas choram com desgosto sincero
Outras com desgosto por definir
E Deus omnipotente olha e austero
Nota muitas chorando a fingir
.
As que vertem lágrimas sentidas
São as que o morto já desperta saudade
As indulgentes de bondade definidas
Transparentes de amor, de verdade
.
As que vertem lágrimas por emoção
Porque o momento é dramático, triste,
São frágeis, são a indefinição,
Só debilidade nelas existe
.
As que vertem lágrimas fingidas
O acto é puro prazer, entretenimento,
Suas mentes baixas, enegrecidas,
Vão falando do alheio a passar o tempo
.
O morto não as ouve, dorme no caixão,
Um sono que nunca mais vai acabar
Pessoas em seu redor com e sem comoção
Poucas penando, muitas sem penar
.
Tanto cinismo, falta de sentimento,
Tantos corações mal formados, tortos,
Esquecem que também terão seu julgamento
Porque também um dia serão, mortos
.
E revoltas em mim comprimidas
Ao ver tanta farsa, tanto fingimento,
De falsas lágrimas p'los dedos espremidas
Entristecem meu coração, meu pensamento
.
Que pressentindo a extremosa
E desejada presença de Nosso Senhor
Rogam-lhe em prece fervorosa
Meu Deus, converte-as ao bem, ao amor
.
João M. Grazina (Jodro)
.

Devaneando: É assim, que triste descrevo nesta minha composição poética, o que observo quando participo em velório a cadáver de pessoa, exposto em casa mortuária para ir a enterrar. É com respeito e em silêncio que presto a minha homenagem a uma vida que com desespero se extinguiu na morte e fico perplexo a olhar o proceder irreverente de muita gente a velar o morto, falando alto e até rindo, enfim, um exagero que considero absurdo, inumano.
.
"Jodro"

Ver mais



Futebol vs Política


Prognósticos:
(já sabem como eu sou para acertar, portanto ...)

No jogo desta noite, o PSD vai ter um jogo muito empatado. A equipa que ganhar será por uma "unha laranja" (desculpem, não resisti). Prevejo uma espécie de empate técnico. Mas ambas as equipas vão dizer que ganharam. Daqui para a frente, será bom - para o PSD, entenda-se - que muita coisa mude. Tentem não fazer como o outro, que mudava alguma coisa apenas para garantir que tudo ficava na mesma.

No jogo de amanhã à noite, vejo a águia com as unhas um tanto ou quanto quebradiças. Deve ser da falta de entusiasmo ... daquele que, disse alguém, só os adeptos demonstram. Eles lá sabem porquê. Vou assistir no sofá, mas sem cachecol. Vai ganhar o que marcar mais golos, se algum marcar. Oxalá o senhor árbitro não seja a estrela do jogo. Isso seria mau. Acho que, na prática, o vencedor vai ser ... o FC Porto.

Ver mais



Criar o seu próprio site fotográfico - 3



PASSO 4

N

esta fase, o nosso objectivo é a criação do seu Album Fotográfico. Para tal, abra o programa JALBUM que já instalou no seu computador. Irá aparecer-lhe a janela do programa, que tem a aparência desta aqui por baixo. Repare que do lado direito, a zona vazia de fundo branco tem escrito "Arraste e solte imagens ou pastas aqui". É exactamente isso que irá fazer.



Ou seja, arraste a pasta que criou no "Passo 2" (e, naturalmente, também as respectivas sub-pastas) para dentro dessa zona branca.



Depois disso, terá à sua frente a mesma janela, mas agora com as pastas e sub-pastas que você tinha criado. Dentro de cada uma dessas sub-pastas, estão os ficheiros correspondentes às suas fotografias.

Em baixo e à esquerda nessa janela, escolha o Skin Chameleon. Como já disse anteriormente, mais tarde poderá alterar para outro de que goste mais. Escolha também o ESTILO (eu usei o Black.CSS; por agora, escolha também esse).

Clique no Botão "Configurações", no qual você pode alterar o que entender. Por agora, altere apenas o seguinte:

* em "Principal" deixe ficar como está;
* em "Imagens" mude para: Método - suave; Nitidez - 50; Qualidade - 75; Miniaturas - 120x120 e Imagens - 720x540;
* em "Navegação" escolha apenas a 1ª e a 5ª opções;
* em "Avançado - Principal" certifique-se que, das 6 opções na parte de baixo, apenas estão seleccionadas a 1ª, 3ª, 5ª e 6ª (é importante seleccionar a 5ª opção - "usar miniatura como ícone da pasta");
* ainda em "Avançado" deixe ficar tudo o resto com está;


Agora o separador "Chameleon", o que tem mais opções e pode tornar, por isso mesmo, o seu site mais interessante. Aqui, faça o seguinte:

* em "Geral" e em "Design" não altere nada;
* em "Album info" seleccione as 3 primeiras opções (as que estão acima de "link personalizado 1";
* em "Link personalizado 1 e 2" pode incluir o que entender. Por exemplo, no meu caso, coloquei hiperligações para este blogue e para o meu email.
(No caso do email fiz assim: em "Nome" escrevi: email: joaofialho@yahoo.com e em em "Link" escrevi: mailto:joaofialho@yahoo.com)

* em "Página Indice" não altere nada;
* em "Miniaturas" , Frame - 12, Spacing - 6, e seleccione "Show thumb title". No "texto a mostrar" seleccione "Folder name".
* em "Página dos slides", das primeiras 5 opções escolha todas incluindo "Guestbook". Esta opção dá a possibilidade aos seus visitantes de deixarem comentários. No meu caso, preferi não a seleccionar.
* em "Imagens", se quiser pode "Proteger contra gravação". Na prática, isso impossibilita que façam cópias das suas fotos.

* em "Metadata" seleccione "baixo" e no separador EXIF deixe apenas a opção "Câmara";
* em "Filtros - Geral" des-seleccione todas as opções. As opções deste separador "Filtros" ser-lhe-ão muito úteis no futuro, mas por hoje deixemos estar sem nada alterar;
* clique no botão "Fechar", na parte de baixo.

Se tudo correu bem, voltou à janela do JALBUM onde vê as suas sub-pastas. Agora, na parte de baixo e à esquerda, em "Gerar Album", seleccione "Tudo" e clique no botão "Gerar Album". Aguarde ... ... ... ... vai demorar um bocadinho ... ... ... ... talvez uns minutos.


Quando terminar, clique em "Visualizar album" e disfrute o seu trabalho. Quando acabar a visualização, volte à janela de trabalho e muito importante: não se esqueça de gravar o seu album. Para tal, vá ao menu Arquivo, escolha "Salvar projecto de Album como" e dê-lhe o nome que entender. É importante que não se esqueça de fazer essa gravação.

Pronto. Hoje ficamos por aqui. No próximo post (tenha só mais um pouco de paciência, já falta pouco) terminaremos esta tarefa com a publicação do seu excelente trabalho, para que todos o possam visitar. Os seus amigos, quando souberem, vão por certo dar-lhe os parabéns. Vai ver que sim.


Imprimir este post

Ver mais



28.9.07

Euromilhões com Jackpot Extraordinário



"Sexta-feira será sorteado o
Jackpot Extraordinário de 130 milhões de euros, comemorativo do 3º aniversário do jogo em Portugal."

Amanhã, irei jogar com os números: 5-12-15-25-28
Quanto às estrelas, bem .... na altura se verá.

Ver mais



27.9.07

Amistoso



Porque achei interessante o que uma leitora disse acerca do poema da minha autoria "Homem! Estima a Natureza! (Tu és Natureza!)" e publicado no "Atribulações", em que, em sua opinião, as intenções no poema são boas, o que falta é o Homem comportar-se como verdadeiro ser da Natureza, estou plenamente de acordo porque é, infelizmente, uma grande verdade, mas vou mencionar um verso dum poeta que não sei quem é e que canta a fadista Maria da Fé "Cantarei até que a voz me doa" a que me solidarizo dizendo que também o meu coração clamará a verdade, o bem, o amor até deixar de bater, até ser amordaçado pela morte.


Li também o último post escrito pelo "Observador", que está muito bem e que inicia com a frase do professor Agostinho da Silva "O Homem não nasceu para trabalhar, mas para criar" em que não estou de acordo, porque se não trabalha como é que cria, como é que concebe qualquer obra seja em que arte for! Então o escritor (prosador ou poeta), o pintor, o escultor, o arquitecto e por aí adiante, como é que engendram qualquer obra sem trabalhá-la! Por conseguinte, o criar, o trabalhar conjugam-se, um não vive sem o outro, o filósofo ou pensador também erra, as suas ideias não são verdade absoluta, toda a pessoa que disser que nunca errou mente, só que uns erram mais que outros, naturalmente! não há ninguém, mas mesmo ninguém perfeito.
(O Homem cria trabalhando)

João Grazina

Ver mais



Benfica, um clube grande… em adeptos!


“Na Amadora, os adeptos foram os únicos que demonstraram que o Benfica é um clube grande”.

Não podia estar mais de acordo com o comentário de Camacho no final do jogo. Aliás, este merecidíssimo reconhecimento só peca por tardio e isolado. Na última década a participação da equipa raramente esteve ao nível do empenhamento e da militância dos seus adeptos.

Quando vejo o entusiasmo dos emigrantes portugueses nos jogos da equipa no estrangeiro, e os estádios de muitos clubes do norte do país repletos de benfiquistas, o título de 2004/2005 e a participação na liga dos campeões em 2005/2006 sabem-me a muito pouco.

MFQ

Ver mais



"Acho que o país está doido"



Momento de verdadeiro discernimento e coragem qb na altura certa. A fibra de alguns políticos vê-se nos momentos próprios. Uma lição para muita gente.

Ver mais



Sítios no Alentejo


Portel, 25.Setembro.2007

Ver mais



26.9.07

101 Erros Fatais à Carreira de Qualquer Mulher



Este post é só para as leitoras. Os homens, desta vez, ficam de fora.


"As boas raparigas não sobem na vida" é o título do livro que hoje vos trago. Ofereci-o nas férias de Verão à minha mulher, que o tem andado a ler com bastante interesse. Pelo que me tenho apercebido, trata-se de um livro com muito interesse ... para as mulheres. Eis alguns exemplos de "erros" ali abordados:


  • Erro nº 3: matar-se a trabalhar;
  • Erro nº 8: esperar que lhe dêem o que pede de mão beijada;
  • Erro nº 38: pôr o trabalho á frente da vida pessoal;
  • Erro nº 59: pedir licença por tudo e por nada;
  • Erro nº 78: não usar maquilhagem nenhuma ou andar toda enpinocada;
  • Erro nº 88: convencer-se de que os outros sabem sempre mais;
  • etc., etc., etc..


"A autora - Lois P. Frankel, doutorada em Psicologia, analisa aqui uma série de comportamentos típicos - 101 ao todo - cujas consequências podem ser desastrosas. E, para cada um deles, sugere o antídoto adequado."

Eu, se fosse mulher, haveria de querer ler este livro. Digo eu, sei lá.

Ver mais



Deliberação de última hora



Excelentíssimos Leitores.

Na minha qualidade de presidente em exercício do conselho de jurisdição deste blogue devo informá-los que, a partir desta data, deixam de poder comentar todos aqueles que não tiverem as suas quotas em dia. Foi também decidido que, no próximo Sábado, só poderão deixar os seus comentários os leitores que não forem adeptos nem simpatizantes do Sporting. Ah, e nem do Benfica.

Não estão abrangidos por estas deliberações os amigos leitores que utilizarem o Opera, o Safari, o Internet Explorer, o Mozilla Firefox ...

A bem da Nação.

Ver mais



Blogue em destaque esta semana


"A barriga de um Arquitecto"
Esta semana em destaque aqui no Atribulações Locais.

Ver mais



25.9.07

Sítios no Alentejo


Cuba, rotunda numa das entradas

Ver mais



Criar o seu próprio site fotográfico - 2



N

o post anterior, você já efectuou o seu registo no JALBUM. Também fez o download do JALBUM e do Photofiltre. Já os tem instalados no seu computador, o mesmo acontecendo com o Chameleon.

Depois disso, criou uma pasta no seu Ambiente de Trabalho, com várias sub-pastas nas quais colocou algumas das suas fotos. Em cada uma dessas sub-pastas, vai deixar apenas entre 4 a 8 fotos. Para começar, não mais que isso. Posteriormente, pode sempre adicionar tantas fotos quantas quiser em cada sub-pasta.

Posto isto, vamos começar por alterar a dimensão das suas fotos. Cada uma irá ficar com 800x600.


PASSO 3
Depois de ter instalado o programa Photofiltre no seu computador, para alterar a dimensão das imagens faça assim:

  • abra o Photofiltre;
  • abra a imagem (foto) que pretende alterar;
  • no menu do programa, escolha Image e depois Image Size;
  • altere as dimensões para 800 (width) x 600 (heigth); na prática, funciona assim: se a foto estiver "na horizontal", escreva 800 em "width" e clique em OK, se for na vertical (ao alto), escreva 600 em "heigth" e OK; (os ajustamentos serão automáticos);
  • guarde a imagem com o nome que desejar, em formato jpg, na pasta correspondente que criou no Passo 2; em cada foto, dê-lhe um nome apropriado em relação ao seu conteúdo (o nome do ficheiro irá aparecer por baixo de cada foto, quando os leitores a forem visualizar);
  • faça o mesmo para todas as outras fotos que vai publicar.

Já agora, deixo-lhe um pequeno extra. Como as fotos vão ficar sob um fundo escuro, talvez queira experimentar uma "frame" (tipo "passe-partout") à volta da foto, numa cor que a faça realçar no fundo preto. Eu costumo usar o branco. Faça assim:
  • abra a imagem (foto) na qual pretende inserir a "frame";
  • no menu do Photofiltre, escolha Image e depois Outside Frame;
  • insira um valor entre 15 e 20, escolha o branco (ou outra cor clara que prefira), clique em OK .... e já está.

Nota: quando utilizar esta funcionalidade numa foto/imagem que fique sobre fundo claro convém, depois de tudo o que fez acima, voltar a Image, Outside Frame e inserir uma frame de 1 ou 2 de cor escura (eu costumo usar o valor 1 e como cor o preto). Vai ver que resulta muito bem.

Amanhã continuamos. Agora que já temos tudo preparado, começaremos logo por "Criar o seu Album fotográfico" no JALBUM. Até amanhã.


Imprimir este post

Ver mais



23.9.07

Destaque


Prisão perpétua para os McCann.
Está tudo aqui.

MFQ

Ver mais



Computadores ao preço da chuva?



Foi lançado há pouco tempo pelo governo o programa "e.escola", que permite a aquisição de computadores portáteis por parte dos professores do ensino básico e secundário, dos alunos que num dos próximos 3 anos se inscreverem no 10º ano e dos adultos em formação nas Novas Oportunidades.


Será que vale a pena aproveitar esta oportunidade? Claro que sim. Mas também que não. Depende dos casos. Vou tentar deixar-vos a minha opinião sobre este assunto.



Os computadores em causa (um modelo da Toshiba e outro da Fujitsu Siemens), apresentam uma tecnologia relativamente actualizada. Posso dizer que têm hardware em tudo idêntico ao meu portátil, que comprei há 3 anos e que ainda funciona muito bem. Embora sejam modelos que não encontrei à venda numa pesquisa que hoje mesmo fiz em diversas lojas online nacionais. Apesar disso, consideremos para este efeito, que são bons computadores.

Juntamente com o portátil a adquirir, cada interessado obriga-se a um contrato de fidelização com a operadora em causa, para prestação do serviço de acesso à Internet por banda larga. Isto, mesmo que o adquirente não precise ou não queira tal serviço, seja qual for a sua razão. Tem mesmo que assinar esse contrato e pagar pelo serviço durante 36 meses (12 meses no caso dos formandos inscritos nas Novas Oportunidades). Este é, a meu ver, o grande erro deste programa. Não concordo com aqueles que dizem, sobre este aspecto em particular, que o programa está vocacionado para beneficiar o adquirente.

Na verdade, com base na minha experiência (já experimentei este serviço, embora por pouco tempo, e vi como funcionava) o tipo de serviço a que os adquirentes se vão fidelizar - Acesso Banda Larga Light não me parece de todo que esteja virado para utilizadores frequentes ou exigentes. No meu caso pessoal, decididamente optava por outras soluções. Não sei se isso é possível ao abrigo deste programa.

Posto isto, atendendo também aos valores/preços em causa, quem deverá aproveitar este programa? Em minha opinião, no caso dos Professores, poderão aproveitar todos aqueles que não sejam nem um pouco exigentes na utilização da Internet. Quanto aos alunos que se incluam no 1º escalão (Acção Social Escolar) e aos adultos em formação nas Novas Oportunidades, farão mal se não aproveitarem ou se, infelizmente, não puderem aproveitar as condições que lhes são propostas.

Quanto aos restantes - os alunos do 2º (?!) e 3º escalões e os restantes Professores, a minha opinião está em rota de colisão com aqueles que defendem que os mesmos podem sair beneficiados com a sua adesão a este "programa".

Mas tudo isto, como vêm, é a minha opinião.

Ver mais



22.9.07

Actividades radicais


Ver mais



21.9.07

Crie o seu próprio site fotográfico - 1



H

á várias formas de criar albuns fotográficos e de os disponibilizar online. Hoje pretendo indicar-lhe uma boa possibilidade, com recurso a um excelente software gratuito e cujo manuseamento está ao alcance de todos (a prova, saiba o amigo leitor, é que até eu consegui).



Para que o texto não fique demasiado extenso, vamos dividir isto em 3 posts. Hoje será o primeiro. Em próximos dias, seguir-se-ão os restantes.

Antes de começarmos, clique na opção "FOTOS" na nossa barra de menus (barra azul, em cima) e veja do que trata este post. Pretendo mostrar-lhe como criar o seu próprio "site fotográfico". Então ... já está a ler aqui e ainda não foi clicar em "FOTOS"? Vá lá ... primeiro tem que ir lá ver do que estamos a falar .... e depois volte aqui ... ... ... (agora que voltou à leitura, não desista já, o seu site pode ficar muito melhor do que aquele que viu).

Em resumo, seguindo estes passos, você vai poder criar o seu próprio album fotográfico e publicá-lo online, recorrendo a software e alojamento gratuitos. Fará isso utilizando os seguintes programas:

  • Photofiltre - para editar as suas fotos e alterar a respectiva dimensão;
  • JALBUM - para criar, alterar e publicar o seu album fotográfico;
  • Chameleon - funciona em conjugação com o programa anterior e define o aspecto geral do album e do site.


PASSO 1
Vá a http://jalbum.net/ e faça o seu registo. Anote o username e a password que indicou para se registar. Irá precisar desses dados mais tarde.

Depois, faça o download do JALBUM (botão na página principal, ao cimo: "Download Jalbum - Free") e instale-o no seu computador. Em seguida, vá a Skins (no menu da barra horizontal verde, ao cimo), escolha o Chameleon na lista à direita e, depois de entrar na respectiva página, clique no botão verde -
"INSTALL SKIN", em baixo à esquerda.

Mais ta
rde, se quiser poderá mudar para qualquer uma das restantes opções. Quando escolhi, gostei igualmente dos Skins FotoPlayer e do BananAlbum. No entanto, como reparou há imensas possibilidades para todos os gostos.



PASSO 2
Vai agora organizar as fotos que pretende incluir no seu album. Para tal, crie uma pasta no Ambiente de Trabalho do seu computador. Dê-lhe o nome que pretende que o seu album tenha quando for publicado. No meu caso, chamei-lhe "João Fialho" (... falta de imaginação! ... pronto ... já sei ....). Bem, adiante.

Dentro dessa pasta, crie tantas sub-pastas quantas as que desejar e coloque em cada uma as fotos correspondentes. Pode fazer Copy/Paste desde os sítios no seu PC onde tem as fotos, directamente para cada uma dessas sub-pastas.

Haverá conveniência em que cada sub-pasta criada tenha o nome genérico do tema das fotos lá colocadas (exºs: Paisagens, Pessoas, Desportos, etc.). Clique na imagem anexa para ver como organizei as minhas pastas e as respectivas fotos e ficará com uma ideia melhor daquilo a que me refiro.


Em seguida, irá ocupar-se de cada uma das fotos que já inseriu em cada sub-pasta, de forma a que as mesmas (as fotos) não tenham uma dimensão exagerada. No meu caso, usei 800x600, embora já tenha visto albuns com 1600x1200 e até mais. Com a experiência, depois saberá o que for melhor para o seu caso.

Para alterar a dimensão da imagem, use qualquer programa editor de imagens (um dos mais conhecidos é o Photoshop). Eu uso o Photofiltre que é óptimo e, além do mais, absolutamente gratuito (faça o download aqui).


No próximo post sobre este assunto, começaremos por alterar a dimensão das suas fotos para 800x600. Depois, iremos então criar o seu album fotográfico e publicá-lo online. Até lá.


Imprimir este post

Ver mais



20.9.07

Portugal dos Pequeninos


Pobre, muito pobre a participação dos clubes portugueses nesta jornada europeia. O saldo final resume-se a 7 jogos, 6 derrotas e um empate.

Será esta a verdadeira expressão do futebol português no contexto europeu ou serve de atenuante terem apanhado nesta ronda alguns dos maiores colossos do futebol mundial?

MFQ

Ver mais



Homem! Estima a Natureza! (Tu és Natureza)


Homem! Não trates mal a Natureza
Não acabes na Terra com a vida
Co'a mais bela dádiva por ela oferecida
A água pura que de si brota com leveza

Homem! Não a conspurques com tua vileza
De só o lucro em tua mente denegrida
Não deixes a criança há pouco nascida
Na Terra sem solução, sem defesa

Modera-te, sê sensato!
Não aviltes o mais sublime acto
O amor por todos, Natureza a florir!

Despreza o lucro, vil peçonha!
Envereda p'lo amor sem vergonha
Deixa a criança vindoura a sorrir

João M. Grazina (Jodro)


Devaneando: Sei que estou a semear em vão, mas hei-de insistir até que a morte me leve, Deus sabe que estimo a Natureza, que me deslumbro a olhar no campo a luxuriante vegetação, a extasiante fauna, as ribeiras correndo em murmúrios embaladores, como que mães adormecendo os filhos queridos, não sou o único que assim procede, mas, infelizmente a grande maioria, por irresponsabilidade, pela ganância "o lucro", sempre o egoismo a prevalecer, actua da pior maneira, é minha convicção que o mal suplanta o bem e, assim, o planeta Terra está agonizando e pelo que observo, não tem solução.

"Jodro"

Ver mais



Manchester United ganhou em Alvalade



Estive esta noite em Alvalade, para assistir ao jogo da UEFA Champions entre o Sporting e o Manchester United. Gostei do jogo. Bem disputado. Ambas as equipas fizeram por ganhar. Tanto uma como outra o mereciam, mas só uma pode ganhar. Ganhou o Manchester United, que tem uma excelente equipa de futebol.



Parabéns aos vencedores. E parabéns ao Sporting pela forma como jogou e por ter mais uma vez demonstrado ser uma equipa que entra em campo para ganhar e não para fazer-de-conta. Na próxima vez o resultado será melhor ...

Ver mais



19.9.07

Os políticos são todos iguais?


Estive a ler e a ver (uma parte) do resumo do duelo televisivo - Mendes vs Menezes, de ontem à noite na SIC Notícias.

Retiro uma conclusão: o futuro do país não se afigura risonho. Digo eu.

Ver mais



18.9.07

UEFA Champions



O SL Benfica e o FC Porto não começaram muito bem. Menos mal o FCP, que até esteve a ganhar ao Liverpool. Deste último jogo, não sei o que se passou. Do jogo de Milão, que vi a espaços, fiquei com a impressão que o AC Milan foi a melhor equipa em campo. Também me pareceu que o Benfica fez o que estava ao seu alcance. E que tem esta época melhores jogadores que no ano passado.

Quanto ao Sporting CP, amanhã vai ganhar a estes rapazes de Manchester!

Ver mais



SAP de Vendas Novas


Tribunal nega provimento a recurso do Governo sobre fecho do SAP de Vendas Novas
18.09.2007 - 17h25 Lusa

"O Tribunal Central Administrativo Sul negou provimento a um recurso interposto pelo Ministério da Saúde, que contestava a decisão judicial de manter em funcionamento o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) de Vendas Novas, segundo fonte do Ministério."

Ver mais



Quer criar o seu próprio site fotográfico?



H

oje à noite ou amanhã, conforme a minha disponibilidade de tempo, vou tentar mostrar-lhe uma das melhores maneiras que conheço para "mostrar ao mundo" as suas próprias fotografias. Com recurso a software e alojamento online gratuitos. Sem custos e sem publicidades. Vá já preparando algumas das suas fotos.



Ah, e não fique já a pensar que é difícil. A prova que não é difícil é que até eu o consegui fazer ....

Ver mais



"Blogue em Destaque" nesta semana


Autor: Antero Valério
do blogue "Anterozóide"

que é muito justamente o nosso "Destaque" ao longo desta semana.
(a não perder, na barra lateral, em "Educação" e na barra de menus, em "Destaque")

Ver mais



17.9.07

Quem vai jogar no lugar do Petit?


Eu, treinador vitalício (de sofá) do SLB, por mais voltas que dê não consigo encontrar uma alternativa consequente para formar a equipa sem Petit.

1.º Retirar Katsouranis do centro da defesa é um risco que Camacho não vai querer correr. É o actual patrão do sector na ausência de Luisão e David Luiz. Com ele no lugar de central o Benfica não sofre golos há quatro jogos;

2.º Nunca vi jogar o Gilles, as referências que trazia do Estrela da Amadora eram excelentes, no entanto só agora foi convocado;

3.º O miúdo Romeu Ribeiro tem fibra mas está muito aquém do valor técnico e táctico de Petit. O Milan não é propriamente a equipa ideal para o lançar como titular.

O Rui Costa está finalmente a jogar no lugar onde rende mais. Para atingir o actual nível exibicional, o maestro necessita de ter alguém com a consistência de Petit a seu lado, ou nas suas costas. O grande momento de forma do Rui deve-se, em muito, ao suporte da muleta Petit.

Não é fácil substituir Petit. Oxalá recupere depressa.

MFQ

Ver mais



16.9.07

Harmoniosamente



Tecer posts, comentários, opiniões sobre casos, sobretudo os mais complexos que ocorrem por todo o Mundo (as passagens da vida!), têm a minha inteira aprovação desde que construtivos, delineados com sensatez e o mais possível igual à razão, mas infelizmente, há por aí quem se dedique a só destruir, isso não, esses são os que lavram e semeiam mal, bem não o sabem fazer, foi assim que a Natureza os talhou, paciência!


Sobre o caso "Maddie" que a mim e penso que a todos deixa perplexos, pelo que de hediondo e abominável contem e o mistério indecifrável a isso conjugado, faz-me delirar meditando, se houvesse o fio de Ariadne a puxar-nos para nos tirar deste labirinto, mas não há e assim ali ficamos às voltas sem conseguirmos de lá sair, por conseguinte, limitemo-nos a conjecturar com moderação aguardando os acontecimentos, mas foi mais minha intenção com este arrazoado, dar os parabéns ao "Atribulações" pelo excelente elemento que dele passou a fazer parte, a professora Gina Pinto com quem já tive o privilégio de trocar algumas impressões por escrito, nada a ver com o caso "Maddie", entenda-se, é uma pessoa sensata, culta e forte em filosofia vocacionada para o bem, tão essencial à Humanidade, superior a ela só o estóico e mártir filósofo grego Sócrates, uma pequena graça, benvinda ao nosso grupo, estou plenamente solidário com ela bem como com todos os atribulantes, atribulados a bem fazer, que é como quem diz a bem escrever.

E agora um senão pois que não concordo com a expressão "Cabecinha pensadora", a professora Gina tem capacidade e inteligência de sobra para imaginar, criando uma frase da sua autoria, assim é como que plágio, estou a ser inconveniente! Sinceramente que é amistoso.

João Grazina

Ver mais



Leitura recomendada



Vale bem a pena ler a crónica de Luis Freitas Lobo, no Expresso desta semana, sobre Scolari, a nossa selecção e afins.

Ver mais



15.9.07

Observando



Apresentação

Nesta renovada imagem e filosofia do “atribulações”, fui convidado a continuar a colaboração e de uma forma mais activa. Aceitei o desafio e duas vezes por mês, pretendo aqui apresentar “posts”, nos quais procurarei transmitir uma visão pessoal sobre factos e acontecimentos que marcam, tanto a sociedade local, como a sociedade em geral. Não me considero com o dom da sabedoria, mas por certo irão perceber que procurarei transmitir uma observação, com uma visão diferente, da que estamos habituados.

Observador 1

Começo por trazer à blogosfera um assunto pelo qual me deixa algo incomodado, já que quem me conhece, sabe que estou directamente ligado ao ramo. Comunicação Social.

Se “observarmos” que existe um código deontológico, que como muitas outras “regras” em Portugal, é simplesmente esquecido na gaveta,reparo que hoje em dia, é apresentada uma extraordinária dose de frieza que me deixa alguma perplexidade quando se tratam assuntos que envolvem a vida humana.


É caso para perguntar, que “jornalistas” se estão a formar nas nossas Universidades?O mediatismo e concorrência que grassa nos nossos “media”, leva já a que demasiadas vezes, se ultrapasse a barreira do bom senso e da razoabilidade. Como exemplo, o caso que tem feito as manchetes dos últimos quatro meses. O caso Maddie.

Muito se tem dito sobre a actuação da nossa Policia Judiciária. Desde a falta de meios, à fuga de informação, nomeadamente para a imprensa Inglesa, que os investigadores vêm posteriormente desmentir, já que parece quase obrigatório todos os dias haver um facto novo que possa servir de manchete, tudo a bem do livre “jornalismo de investigação”.

Mas o que será o “Jornalismo de Investigação”, neste caso específico. Há uma investigação oficial a decorrer, e como a informação não é disponibilizada, procura-se tentar descobrir (quase como detectives) sabe-se lá o quê e para quê. Não estou a ver um jornalista a colher os louros, porque desvendou o caso, primeiro que as autoridades policiais.

Como é permitido que, por vezes prejudicando de uma forma possivelmente irremediável uma investigação, sejam divulgados factos e algumas suposições, tentando acertar, tipo “batalha naval”, quando o que está em causa é uma vida humana. Chega-se até ao ponto de jornalistas de Portugal e Inglaterra, procurarem a “caixa” (notícia em primeira mão), numa guerrilha surda entre países, que aniquilam toda a razão e bom senso.

Só o desvendar do caso poderá de uma vez por todas, acalmar as hostes, porque senão mais atropelos vão surgir. Mas a sociedade também tem culpa, porque confiam demasiado no jornalismo mediático que os especialistas “media” Ingleses, e os “media” Portugueses que vão na onda, nos apresentam diariamente, isto porque, cada noticia que surge, é logo um dado adquirido como verdadeiro nas bocas do povo. Até à próxima…

Ver mais



14.9.07

Encerramento dos SAP´s



Não concordo com o que escreveu Vital Moreira no blogue Causa Nossa, a propósito do encerramento dos SAP´s. Compreendo-o, mas não concordo. Desconheço o caso da Régua, mas sei o que se passou em relação a Vendas Novas.


Começo por dizer que não me incluo em nenhum dos grupos que refere, nem tenho preconceitos políticos em relação a ninguém.

O caso em concreto de Vendas Novas era, e continua a ser, um grave erro em termos decisórios. Tenho as minhas dúvidas sobre se, neste caso, os decisores políticos e os elementos da "Comissão Técnica" terão apoiado as suas decisões e relatórios em algo mais que indicadores estatísticos. Tenho as minhas dúvidas sobre se conhecem as realidades sobre as quais se debruçaram e decidiram, designadamente geográficas, populacionais e de dinamismo ao nível do crescimento económico e respectivas consequências sobre as dinâmicas populacionais.

Claro que Vital Moreira não é obrigado a saber isso. Mas poderia, a meu ver, ter em atenção que nem todos os casos são iguais. Cada caso é um caso. Nos cuidados de saúde à população, como em muitas outras coisas. Em minha opinião, fará mal se puser todos os casos no mesmo saco. Normalmente, isso não é boa ideia. Neste caso, também não.

--------- --------
Post original publicado no blogue "Causa Nossa":

Recordando o que diziam antes
Aquando da resistência local contra o encerramento das (falsas) "urgências" (na verdade, os "Serviços de Atendimento Permanente"), o caso da Régua foi um daquelas em que as forças locais, a começar pelo presidente da CM, maior oposição levantaram. Este episódio demonstra que o encerramento se impunha...

A propósito, os média, que tanto cobertura deram à oposição contra a reforma dos serviços de urgência, já se deram porventura ao trabalho de investigar se se verificaram as horrendas consequências que alegadamente resultariam do encerramento dos SAP?


E os que apressadamente, ou por preconceito político, viram nisso mais uma peça do plano de "destruição do SNS", mantêm essa opinião? [Publicado por vital moreira] 13.9.07
--------- --------

Ver mais



Olimpíadas


Veja aqui o que de mais importante se tem passado nas
Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática 2007

Ver mais



13.9.07

DALI NO PALÁCIO DO FREIXO



Salvador Dali é o artista plástico de que toda a gente já ouviu falar. A criatividade excêntrica e provocatória deste catalão do século passado cola-se à memória, desde a figura de bigodes retorcidos em U, à frequência esbugalhada dos olhos a interpelarem-nos a quietude. Dali tem jeito de garoto travesso que dá uns pontapés no establishement.


Virado ao Douro, o Palácio do Freixo é um espaço de luz e história, concha aberta a pérolas sedimentadas pelo imaginário de quem assim se subtrai à morte. Mas a exposição do Freixo adenda outro Dali. A mostra que a cidade do Porto exibe até Novembro reparte-se pela escultura e desenho. Ambos surpreendentes. Os tons do bronze esculpido oscilam entre o negro quase total de algumas obras e o brilho doce dos acobreados claros. E, da elegância sinuosa de Dulcineia (a musa de D. Quixote), à governanta autoritária, passando pelo amor inusitado a Gala, sua musa e mulher, que figurou alada e caminhando sobre um relógio de água, se desprende uma ternura subtil, ruptura inesperada com o Dali dos estereótipos.

Das obras expostas salientamos duas por mera economia de espaço, “Mulher nua a subir a escada” e “Cristo de S. João da Cruz”. Na primeira, uma escultura em tamanho natural, conquista-nos a fidelidade massiva ao feminino, a beleza do corpo agudizada no esforço duma subida ininterrupta e infinita, porque em espiral. Por ser todas as mulheres, é uma mulher sem rosto. O fino da cintura a torná-la leve, esforço de pernas diluído pelo caminhar em bicos de pés. E assim são as mulheres.

No “Cristo de S. João da Cruz”, poeta muito apreciado pelo artista, Dali esculpiu um crucificado sem cruz (não confundir com o Cristo de S. João da Cruz pintado a óleo e mais conhecido do grande público). Miniatura fascinante. Sem um suporte a que possa ater-se, Cristo é a própria cruz. E uma solidão escura e comovente emerge daquela figura em oferta ampla; um meio abraço exausto, os joelhos ligeiramente curvados e submissos a confirmar a humanidade de um deus. E, na breve curvatura dos joelhos, um murmúrio, “faça-se em mim segundo a Tua vontade”.

Os desenhos de Dali hão-de ficar para Outubro. Está feito o convite para ver in loco.

Ver mais



Madeleine McCann



Não acredito! Não posso querer que aos pais de Madeleine McCann possam ser atribuídas culpas directas no seu desaparecimento. Não há lógica na formulação de tal hipótese. Ainda que alguns indícios aparentemente não lhes sejam favoráveis.

O que é que nós, consumidores de notícias e adeptos de conjecturas transmitidas através de jornais, rádios e TV´s sabemos deste caso? A resposta só pode ser: pouco, muito pouco, quase nada! Mas julgamos saber muito. Julgamos até saber o suficiente para ajudar a que se consuma o tão apreciado julgamento na praça pública. Que já começou.

A uma primeira fase em que se gerou uma enorme onda de solidariedade, estamos a agora a passar para uma outra, de julgamento popular. Fazemos mal. Nem nós, nem sequer os meios de comunicação sabemos o suficiente para termos uma opinião consolidada. Aliás, o que me parece, pelos indícios que observo, é que nem os meios policiais/de investigação detém informação fidedigna que lhes permita tirar conclusões. Pelo menos por enquanto. Têm indícios. Não me parece que tenham mais que isso.

É bom que saibamos todos aguardar pelos resultados das investigações. Se os houver. E não entrarmos em processos antecipados de pseudo-histeria colectiva que não levam a lado nenhum. Seja o que for que aconteceu, há-de saber-se. Talvez. Mais cedo ou mais tarde. Se calhar, mais tarde que cedo. Ou nunca. Digo eu.

Ver mais



12.9.07

Portugal ou Sérvia, eis a questão



Toda a gente anda por aí a dizer que "a selecção portuguesa de futebol está obrigada a vencer hoje a Sérvia, em Alvalade", para poder continuar a sonhar com o apuramento para o Euro2008.


Embora haja tanta gente que não se cansa de repetir isso, quer-me parecer que o receio de que tal não aconteça é grande. Ou seja, os níveis de confiança já estiveram melhores.

Todos queremos que "Portugal ganhe". E apoio é coisa que não irá faltar. Em Alvalade e no sofá. Já quanto à confiança no resultado .... pela minha parte, não sei porquê, não estou nada confiante.

Daqui a pouco menos de 2 horas já saberemos o que se passou. E se foi ou não aproveitado o facto de os 2 primeiros classificados já hoje terem empatados entre eles. Oxalá.

Ver mais



Lua, Terra, Mar e eu


Vejo no azul celeste cirandar a Lua
Que olha com ternura a Terra e o Mar
Que lhe retribuem com enlevo seu olhar
E a consideram companheira sua

Como ela divinamente flutua
Murmuram ao vê-la alva passar
Lembrando-lhes linda noiva que vai casar
Que meiga em seus corações se insinua

E a Terra com os animais por ela andando
E o Mar com os peixes por ele nadando
E a Lua a olhá-los com brandura

E eu sentindo do seu todo fazer parte
Poesia lhes consagro com ou sem arte
Mas que de meu ser nasce sentida e pura

João M. Grazina (Jodro)


Devaneando: Encanta-me contemplar a Lua à noite, quando pelo espaço celeste vagueia, branca, cor da paz que o Homem não consegue interpretar, seduz-me ir pelo campo enlevado na exuberante vegetação com árvores e demais plantas reproduzindo flores em apogeu a realçar-lhe a beleza e por toda a parte aves voando azougadas, felizes, penetra-me de mistério o Mar quando sobre um rochedo o admiro grandioso, ondulando sem canseira a deixar-me extasiado, o que me sensibilizou a imaginar e escrever este poema, fascinado por estas três maravilhas da Natureza, eu! Insignificante para cantar sua deslumbrante beleza!

"Jodro"

Ver mais



SMS: i need your help


Recebi há pouco uma mensagem escrita em "smsês":

  1. ... k ta td a complicar a tard ha a ....
  2. ... ñhei-d tar dspaxada ...
  3. ... xego a t casa prai 1cadito dpois ...
  4. ... télogo.

I need translation. Urgent, please!

Ver mais



11.9.07

Roma foi a primeira grande multinacional da História



Um dos livros cuja leitura mais prazer me deu nos últimos tempos dá pelo nome de "Roma, S.A.". Da autoria de Stanley Bing, norte-americano e vice-presidente da CBS, o qual compara neste livro a epopeia de Roma às grandes empresas multinacionais da actualidade.


"Rómulo e Remo foram os 2 primeiros CEO's da história - os Bill Gates e Steve Jobs da antiguidade. Juntos lançaram as bases da mais bem sucedida corporação multinacional: Roma."


"Como foi possível que Roma tenha conseguido sobreviver tanto tempo ...?"
A resposta do próprio autor é esta: "Roma manteve-se viva porque foi abençoada por uma série de gestores altamente eficientes, criativos e sem escrúpulos ..."

Além disso, deixa-nos ainda a ideia de que o segredo para a longevidade de qualquer grande empreendimento está na sua capacidade de crescer e de se transformar. E isso, Roma conseguiu-o durante séculos.


Por fim, adianta Stanley Bing que esta receita
"só funcionou enquanto o império era administrado por CEO's como Júlio César e Octávio Augusto. À medida que estes deram lugar a figuras de topo corruptas, como Calígula e Nero, a mais eficiente multinacional da história teve o triste destino da Enron ou da Worldcom ..."

A última parte do livro também merece uma leitura atenta, pois são deveras interessantes as pistas avançadas pelo autor. Deixo isso à vossa curiosidade.

Ver mais



10.9.07

Destaque da semana




O nosso destaque desta semana vai para um blogue cheio de sensibilidade e que já leio desde há muito: "Meu Querido Diário".

Vá até lá, clicando em "Destaque" na nossa barra de menu ou no respectivo link em "Blogues no Feminino".

Ver mais



9.9.07

Perguntas ao Sr. Presidente da Câmara.





Que cheiro é este que anda no ar?

Ver mais



8.9.07

Desemprego dos Professores




Causas possíveis, vistas à luz da Ciência Económica.
(João Miranda: Crónica de Opinião no DN)

Ver mais



7.9.07

Como explicar a verdade sobre Madeleine McCann a uma criança?


O ultra mediatizado desaparecimento da pequena Maddie, em 3 de Maio último, mobilizou um país que desde logo se solidarizou incondicionalmente com a dor do casal McCann.

Nos últimos quatro meses habituámo-nos a conviver diariamente com a fé, a perseverança e o fino trato dos pais que sempre se recusaram a aceitar que a sua filha poderia estar morta. Os portugueses renderam-se à sua simpatia, partilharam as suas emoções e rezaram por um desfecho favorável à pequena Maddie.

Um surpreendente volte-face nas investigações levou à constituição de Kate e Gerry McCann como arguidos, suspeitando-se que estejam ambos envolvidos no desaparecimento da filha.

Sempre me recusei a acreditar que os pais - aparentemente bem formados e com uma vida estabilizada - pudessem vir a ser culpabilizados por esta tragédia. No limite admiti que não foram prudentes quando deixaram três crianças de tenra idade sozinhas em casa. A tese do rapto convenceu-me. Acreditei na inexplicável bestialidade de um qualquer tresloucado. Nunca admiti que os McCann pudessem ter conhecimento ou participassem noutro qualquer desfecho.

O julgamento popular já está em marcha. Os aplausos de ontem deram lugar aos apupos de hoje. A confirmarem-se os meus piores receios, pela minha parte, vou querer esquecer rapidamente este caso. Há questões que nunca vou conseguir entender.

Como se pode conviver tanto tempo com a mentira levada a este extremo?
Perante esta encenação, em quem vamos nós acreditar no futuro?
Como explicar a verdade sobre Maddie a uma criança?

MFQ


Ver mais



Assalto a ourivesaria


Polícia Judiciária, PSP e GNR não se entendem sobre o que realmente aconteceu no caso do assalto ocorrido, quinta-feira, a uma ouriveraria em Viana do Castelo. A PJ de Braga garante que os assaltantes ainda estão a monte.

O mais interessante neste caso, não é tanto o que se terá passado. Hoje em dia, infelizmente os assaltos já não são propriamente novidade. Basta ver as páginas dos jornais diários.

O que me motiva alguma preocupação é o facto de a notícia ter sido ontem transmitida ao longo do dia nas rádios e ter tido eco na imprensa escrita e nas TV´s e, vai-se a ver, afinal não terá acontecido nada do que foi noticiado. Quer dizer, nada não! porque, afinal, parece que concordam que sempre existiu o assalto à ourivesaria.

Não seria boa ideia alguém tratar desta questão da comunicação nas (entre as) forças de segurança? Não é por nada ... é mesmo só para estarmos informados.

Ver mais



6.9.07

Luciano Pavarotti - uma voz magnífica


Ver mais



Um ciclone na sua casa de banho



Pensava eu que estava livre de ciclones, regiões de baixas pressões e outras turbulências do género. Afinal, vai-se a ver, tenho um ciclone mesmo na minha casa. Mais propriamente, na casa de banho. Espantoso. E tudo isto sem eu o saber, ... até ontem.

O amigo leitor deve ter ficado admirado e, de certeza, muito céptico em relação ao que leu. Não me admiro. Eu também ficaria. Mais duvidoso ficará se eu lhe disser que, se calhar, o mesmo se passa consigo. Ou seja, talvez você também tenha um ciclone na sua casa e não saiba disso. Eu passo a explicar.


Começo por dizer que o culpado disto tudo é um senhor que dá pelo nome de Jorge Buescu, pois tive conhecimento deste fenómeno através do seu livro de divulgação de ciência - "O Fim do Mundo Está Próximo?".

Num dos capitulos ("O caso do chuveiro assombrado"), o autor conduz-nos através daquela situação que se caracteriza, durante um duche na banheira, pelo facto de a cortina ter tendência para se colar ao nosso corpo. Pensava eu, na minha ignorância sobre o assunto, que tal se devia à diferença de pressão entre a parte de dentro e a parte de fora da banheira (mais concretamente da cortina), por causa da ascenção do ar aquecido pelo duche, no interior da banheira.


Verm agora Jorge Buescu explicar-nos que não! não se deve a nada disso, porque o efeito é o mesmo ainda que o duche seja com água fria (ora eu, não sei porquê, nem tinha reparado nesse pormenor). O fenómeno, que foi descoberto por David Schmidt, deve-se ao facto de se criar uma espécie de vórtice cujo centro, tal como o centro de um ciclone, ser uma região de baixas pressões. Ou seja, quando você toma um duche, isso acaba por originar a criação de um pequeno ciclone vertical na sua casa de banho e é isso mesmo que provoca a sucção da cortina do chuveiro.

Palpita-me que o amigo leitor, tal como eu, não sabia disto. E também como eu, é bem provável que se lembre do fenómeno no seu próximo duche.


David P. Schmidt é um jovem engenheiro mecânico, Professor Associado de Engenharia Mecânica e Industrial na Universidade de Massachusetts.

Jorge Buescu é português e Professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É licenciado em Física, Mestre e Doutorado em Matemática e autor de dezenas de artigos científicos e de mais de uma centena de artigos perdagógicos e de divulgação.

Dos seus 5 livros publicados, já li e aconselho vivamente os 3 que foram editados entre nós:
O Mistério do Bilhete de Identidade e Outras Histórias (2001)
Da Falsificação de Euros aos Pequenos Mundos (2005)
O Fim do Mundo Está Próximo? (2007)

Ver mais



Como funciona um disco rígido



Via "O Jumento"

Ver mais



4.9.07

Ternas Andorinhas



Observo as andorinhas a enfileirar
Sobre os fios que trazem luz à minha rua
Olhando-as meu pensamento insinua
Da sua longa viagem acabaram de chegar
««»»
Felizes tagarelam após intenso voar
P'lo espaço celeste onde flutua
O doirado Sol e a branca Lua
Elas querem seus filhos portugueses formar
««»»
Seu trajar de preto e branco enternece
Seu voar elegante e veloz extasia
Seus ninhos unidos nos beirais mais parece
««»»
Aglomerado de castelos em fantasia
Cantando, acasalando como lhe apetece,
Formam lindo bairro d'alegria

João M. Grazina (Jodro)



Devaneando: Da ampla varanda do prédio onde moro, olho o espaço em redor concentrando-me com mais atenção a ver as aves vagueando por ali, em maior quantidade os pardais, algumas cegonhas, pombos e andorinhas que são as que mais me fascinam em voo deslumbrante, veloz, direi mesmo acrobático, porque há arte nesse voar.

Há períodos em que pousam nos fios condutores de electricidade que se estendem ao alto na rua, é encantador ver a quantidade destas aves que ali se juntam, foi olhando-as que me surgiu o poema que aqui divulgo. Acrescento que me enterneço a observá-las quando em azáfama na construção e em volta dos ninhos, que de barro esculpem plenas de habilidade.

"Jodro"

Ver mais



Pequena incursão nos domínios da insanidade


Há malucos para tudo. A paixão clubística pelo “Glorioso SLB” persegue-me desde que me conheço. Vibro com os sucessos, sofro com os desaires. Nunca consegui apagar do peito a “chama imensa”, tão pouco me passou pela cabeça procurar alternativas quando as coisas correram menos bem. Nunca lhe fui infiel.

Estamos no início de uma nova época desportiva. O último defeso trouxe significativas novidades ao meu clube. Desde logo a saída da sua maior (talvez a única) referência qualitativa. Há meia dúzia de meses, comentei algumas vezes que Simão Sabrosa estava a mais naquela equipa. Era claramente um elemento desenquadrado naquele amontoado de incompetência desordenada.

O Benfica desta época promete. Há mais soluções, o plantel é mais equilibrado, há outra dinâmica na equipa técnica. Parece-me que com Camacho e alguns dos novos reforços, o génio de Simão encaixava muito bem nesta equipa. Tenho pena que isso não seja possível por agora.

Tanto quanto me foi dado observar, Luís Filipe Vieira começa a ser internamente contestado. Ainda que timidamente e sem que apareça um nome credível para o substituir. A sua saúde também pode precipitar a renúncia ao mandato antes do seu termo, o que seria muito mau.

Saudações de um benfiquista.


MFQ

Ver mais



3.9.07


Ver mais



1.9.07

Capítulo II


Caros amigos

Partilhando o sentimento generalizado é com alguma expectativa que vimos abrir um novo capítulo do "Atribulações Locais".

Subscrevi na íntegra as alterações que o nosso administrador entendeu por bem fazer nesta segunda edição. A agora implementada livre abordagem de temas pelos colaboradores, dá inegavelmente a estes uma margem criadora mais ampla para a escolha dos seus artigos.

Temos consciência que nem sempre o efeito prático desta maior abrangência resulta numa maior motivação para os leitores que privilegiam as notícias locais. Ainda assim estamos motivados para esbater esta tendência.

PS. A maioria dos leitores já me conhece, ou já conhece os meus escritos. Decidi deixar de lado o “bomdebola” para passar a identificar-me apenas por “MFQ”. Espero não desiludir-vos.

Para terminar, ambiciono que a visita a este espaço se torne cada vez mais uma rotina diária. Conteúdos de inegável interesse não lhe faltam. Basta darem uma volta pela informação disponibilizada e verão que vale a pena passarem por cá.

Manuel Filipe Quintas

Ver mais



Um filme que aconselho, para toda a família



Nestas férias de Verão, fui ao cinema com a minha família ver o "Ratatui" (Ratatouille). Gostei. Ou melhor, adorei.

Já me tornei fã deste tipo de filmes baseados em animações digitais. Neste caso, para além da excelência técnica utilizada nas animações, o filme tem outra característica essencial: uma boa história. E um bom tema musical, da autoria de Michael Giacchino - "Le Festin" (veja e ouça aqui, no Youtube).

Trata-se de um filme para toda a família, que transmite conceitos como a amizade, a solidariedade e a fidelidade familiares e que mostra a importância de seguirmos os nossos sonhos individuais. A mensagem forte do filme parece ser, quanto a mim: "segue os teus sonhos!".

A história passa-se no ambiente da cozinha francesa - todo o filme tem Paris como fundo, e deixa-nos antever alguns aspectos interessantes sobre a forma de organização actualmente utilizada na "alta cozinha".

É, portanto, também um filme sobre a arte da culinária. E sobre ratos. Mas ratos muito amigáveis, de que você vai gostar. Vá e leve os seus filhos.

Ah, e já agora, leve também algo para comer no intervalo (ao todo são cerca de 2 horas). Mas não é por o filme ser longo, é mais porque parece "dar vontade de comer". Pois é.


Imprimir este post

Ver mais



Sejam benvindos ao nosso blogue



Damos hoje início a uma nova fase do "Atribulações Locais". Como em todos os inícios, também neste as expectativas são positivas.


A partir de agora, este deixou de ser um blogue apenas de carácter local e passou a ter uma abrangência total, no que respeita aos assuntos a tratar. No entanto, mantém-se a intenção de promover também a divulgação e discussão de assuntos que respeitem a Vendas Novas, a par de todos os outros que forem considerados pertinentes.

Por outro lado, o Atribulações Locais continua a ser um blogue colectivo, que aproveita da colaboração de um conjunto de pessoas interessadas, a quem agradeço terem aceite participar nesta aventura que é manter um blogue.

Pretende-se que este continue a ser um espaço de liberdades, em especial no que respeita ao direito à liberdade de expressão e à intervenção ao nível da cidadania. Todos os colaboradores mantém, como não podia deixar de ser, uma total liberdade na escolha dos temas a tratar e na forma como os mesmos são abordados.

Pelo menos nesta primeira fase, não estão criadas condições para que este seja um blogue com actualização diária. Nos próximos dias, falaremos sobre esta questão da periodicidade das publicações.

Esperamos ir de encontro às expectativas dos nossos leitores, tanto os que já nos conheciam como os que agora nos visitem pela primeira vez. A todos, agradecemos o favor de nos visitarem e contribuírem para a manutenção deste blogue.

Ver mais