29.12.07

Na cadeira do barbeiro




Lembro-me, curiosamente bem, das barbearias da minha infância. Das suas atmosferas, das vivências, das "conversas de adultos" que presenciava enquanto deixava ansiosamente passar os tempos da espera. Lembro-me, quase com pormenores, da barbearia do mestre Isidoro - gostava de cortar o cabelo no mestre Isidoro, tenho na ideia que era boa pessoa. Bem como a do mestre Pires que frequentei mais tarde, na juventude. Também gostava de lá ir.

Existiam ainda outras duas barbearias na minha terra, mas de momento não me ocorrem os nomes dos mestres barbeiros, pessoas que também conheci.

É curioso como me recordo de tantos pormenores das atmosferas daquelas barbearias. Não sei dizer porquê. Mas gosto destas lembranças. É pena que nenhuma delas tenha sobrevivido à evolução dos tempos ... ou haveria novamente de passar por lá.



4 comentários:

GP disse...

Bonita fotografia a juntar tantas outras que apreciei no blog fotográfico. Parabéns.
O progresso tem o seu lado negativo. Coisas típicas, como essas barbearias, desaparecem. Lembrei-me da Bragança maravilhosa que eu conheci em 78 incluindo a viagem de comboio pela linha do Tua. Também faz tudo parte do passado. Ficam as nossas lembranças a enriquecer as nossas memórias e o testemunho que podemos deixar a quem nunca conhecerá essas realidades.

Um abraço

GP disse...

Já agora... um bom 2008

João Fialho disse...

Também gostei do "Blogue Fotográfico" enquanto durou.

Lembranças, memórias, .... constituem uma parte muito significativa do que nós somos como pessoas. É bom lembrarmo-nos. Isso define-nos. Sem elas, as lembranças e as memórias, decerto ficaríamos mais pobres.

...

É verdade que a Linha do Tua vai voltar a funcionar em termos turísticos?

bordadagua disse...

Amigo AlDive

O meu almanaque diz que com a construção da nova barragem do Tua, cerca de 15 a 20 Kms da linha férrea irá ficar submersa!

A engenharia tudo resolve mas...fico também com sérias dúvidas que tal venha a suceder.

Para melhor esclarecimento poderá
consultar o blog:

www.sindefer.pt

Boas Festas.