A
Blogues são nada mais nada menos que espaços na Net, normalmente gratuitos e acessíveis a todos, que podem são actualizados periodicamente pelos seus criadores com conteúdos específicos. Esses conteúdos variam conforme a pessoa ou conjunto de pessoas que mantém o blogue. O tipo de informação publicado em blogues varia muito, de acordo com o objectivo de quem o criou ou de quem o mantém activo. Pode ser de tipo pessoal, ou informativo, de entretenimento, opinativo, para divulgação de gostos, prazeres, tendências, de carácter social, económico, político, académico, etc., etc., etc..
Os blogues trouxeram a grande novidade de tornar "redactor" qualquer um que o deseje e que tenha algo para partilhar com os demais. Tem a liberdade e também a responsabilidade de publicar o que muito bem entender, sem outras limitações que não sejam as do seu próprio bom-gosto ou as ditadas pela sua personalidade ou consciência.
O blogue que você criar pode vir a ter maior ou menor "sucesso", dependendo essencialmente da qualidade dos conteúdos que publicar. Se souber tornar o seu blogue suficientemente conhecido e conseguir cativar os seus leitores, então estará no bom caminho. Para isso, pode começar por tentar tornar o seu blogue interessante e "amigável".
Se publicar as suas próprias opiniões sobre determinado assunto, evite ser radical e tente equilibrá-las disponibilizando informação fidedigna sobre aquilo que está a escrever e deixando ligações para que os leitores possam confirmar por si próprios e formar a sua respectiva opinião.
Actualize o seu blogue periodicamente. Pode ser todos os dias, ou uma, duas ou três vezes por semana. Mas, seja qual for a periodicidade, deixe que os seus leitores saibam e se habituem quando podem encontrar novos conteúdos. Além disso, seja sempre correcto e verdadeiro para com os seus leitores, pois eles irão reparam se tal não acontecer.
Lembre-se que o mais importante num blogue são os conteúdos. Tudo gira à volta do que for publicado. O resto, se é mais ou menos bonito, isso é secundário. São os conteúdos que criam comunicação com os seus leitores. Se não conseguir comunicar com eles, se não lhes chegar e criar apetência pelo seu blogue, não terá sucesso e aos poucos acabará por desistir.
No princípio, escreva posts curtos e sintéticos. Por exemplo, não comece por escrever posts longos como este que está a ler, ou os seus leitores desistem logo no 2º parágrafo (eu sei que você não desistiu, por isso é que chegou atá aqui ..., obrigado). Em cada novo post, tente arranjar títulos que sejam apelativos. E, no 1º parágrafo, faça um resumo do que vai dizer. Depois, desenvolva.
Quanto à futura evolução da blogosfera (o conjunto de plataformas, blogues e bloggers) tenho lido e ouvido as mais diversas opiniões. Julgo que já se nota uma tendência para a especialização na blogosfera, ao mesmo tempo que se assiste a movimentos de concentração ou agrupamentos de blogues. Também creio que num futuro muito breve os blogues passem a ser mais e melhor utilizados para fins específicos e de curto-prazo. Mas também inseridos em estratégias de marketing aos mais diversos níveis, de produtos, pessoas ou ideias. É também possível que se transformem em plataformas de desenvolvimento de negócios, mas para isso julgo que Portugal talvez não tenha a dimensão adequada.
Em resumo e se for esse o seu caso, ultrapasse o receio e crie o seu próprio blogue. O resto virá por acréscimo, Se tiver dúvidas, use o nosso email ....
Imprimir este post
2 comentários:
Permita-me discordar apenas quando pressagia que em Portugal não há ainda espaço para que os blogs sejam uma plataforma de negócios.
Acho que exemplos como o Dinheiro Oportunidade (http://dinheirooportunidade.com/) ou o Ganhar Online são uma boa prova do contrário.
http://benfica-fc.com/slbenfica/
Obrigado pela chamada de atenção, pois desconhecia por completo.
De facto, ate gostei dos blogues que indicou. Voltarei lá para ver com maior atenção.
Volte sempre.
Enviar um comentário