22.10.07

Aprendizagem ao Longo da Vida



A escola é um local onde a maioria dos europeus passa, nos dias que correm, pelo menos nove ou dez anos de vida.
Na escola adquirem-se os principais conhecimentos e competências, bem como muitas das regras, atitudes e valores que norteiam a nossa vida.
Por isso, a escola deve preparar os indivíduos para a vida moderna, encaminhando-os para um percurso de aprendizagem ao longo da vida. De facto, o êxito de um indivíduo na sociedade do conhecimento e da economia, em que vivemos já, vai requerer a capacidade de continuar a aprender, de diferentes maneiras durante toda a vida, de forma a poder adaptar-se rápida e eficazmente a novas situações.
Este é um desafio que a escola e a sociedade têm de enfrentar e que suscita algumas questões:
Como podem as escolas preparar os indivíduos para a aprendizagem ao longo da vida?
Quais as competências básicas para se poder aprender durante toda a vida?
Onde se pode aprender?
Qual o papel do professor numa sociedade do conhecimento?
Estas e outras questões poderão servir de base para uma reflexão que cada vez mais diz respeito à sociedade em geral e não apenas à escola e aos professores.
O mote está lançado!

*A.B.B.


*Adélia Barbosa Bentes – Professora de Português, da Escola Secundária de Vendas Novas, Formadora e Profissional de RVCC do CNO ( Centro Novas Oportunidades) da referida escola.



2 comentários:

João Fialho disse...

Antes de tudo, quero agradecer publicamente à Professora Adélia Bentes, o favor de ter aceite o convite para colaborar neste espaço.

A Adélia é uma amiga que já conheço há muito tempo e na qual reconheço capacidades para alargar substancialmente a tipologia dos conteúdos aqui publicados. E para ajudar a cativar os leitores do nosso blogue.

É, além do mais, uma pessoa muito interessada e conhecedora nas difíceis artes e questões da Língua Portuguesa, da Cultura, da Educação e por aí fora ....

Tem também, como já se aperceberam pelo que temos publicado, uma vertente artística bem pronunciada. Dito de outra forma, cria pinturas que dá gosto ver.

Por tudo isto, como é fácil de ver, o Atribulações Locais e os seus leitores ficam a ganhar com a sua contribuição.

O meu obrigado sincero. E venham mais textos, para ler, para discutir, enfim ....

BENFICA FC disse...

Pergunta interessante, desde que assentemos na ideia que a escola não tem que ficar sozinha nessa missão e que, muitas vezes, nem é ela a instituição mais importante para assegurar a aprendizagem ao longo da vida.
Parece-me, já agora, que os sistemas de reconhecimento de competências, que estão a ser usados para certificar a aprendizagem ao longo da vida estão a ficar completamente desvirtuados.

http://benfica-fc.com/slbenfica/