11.11.07

Ricardo Araújo Pereira





Dizer que Ricardo Araújo Pereira é actualmente o melhor humorista português já não é novidade. Outra faceta menos conhecida do grande público, mas igualmente reveladora do seu enorme talento, é a de escritor. Ou melhor, a de cronista desportivo.

O Ricardo assina semanalmente no diário desportivo A Bola a coluna de opinião intitulada “A chama imensa”. Neste Domingo, sai em defesa de Binya, depois do polémico lance que lhe valeu a expulsão no jogo de Glasgow. Tenho pena que o texto não esteja disponível on-line. É sensacional.

Deixo-vos com algumas frases retiradas de um contexto todo ele genial:

- “… o rapaz anda atrás da bola com uma fome que impressiona qualquer um – sobretudo numa pessoa que, ao que pude confirmar não tem mais que um dente no maxilar superior”.
- “… aquele lance do Binya na Escócia, é um exemplo de fair play… há ali uma clara e meritória tentativa de melhorar a anatomia do adversário”.
- “… o jogo de hoje é o desafio ideal para Binya voltar à competição. Contra a equipa do Boavista ninguém dá por ele. Ao pé dos boavisteiros, o Binya é um menino de coro. Aposto que o Jaime Pacheco exibiu em vídeo a entrada para mostrar ao plantel axadrezado como é que as meninas jogam”.
- “… gostava de saber que tipo de leite é que o jogador do Celtic toma, que eu também ambiciono ter ossos com aquele nível de cálcio”.
“ … Binya é um Petit bronzeado. É um homem que marca cantos com a mão. E é rijo, o sacana. Aquilo é menino para, partir uma perna à estátua do Eusébio”.


MFQ



4 comentários:

Anónimo disse...

O R A C é, sem sombra de dúvida, um excelente actor humorista e, seguramente, o melhor humorista português da actualidade; como cronista desportivo utiliza um registo que fazendo muito o meu género me diverte imenso.

Quanto ao Binya ser o Petit bronzeado, por analogia e quando nos referirmos ao Petit, deveremos passar a dizer que é o Binya na versão albino (*).

(*) - Anomalia orgânica que consiste na diminuição ou ausência total de pigmento em zonas superficiais do corpo

MouTal disse...

Por acaso também sou um fã do Ricardo Araujo Pereira, e não é só por ele ser BENFIQUISTA, é também por ser um grande humorista. Aliás, só a capacidade de sofrimento dos benfiquistas, gera os grandes humoristas...
Ele não publica apenas em A Bola, semanalmente, publica também na Visão a BOCA DO INFERNO.
Por acaso tenho a colecção desde o primeiro artigo...e está à vossa disposição.

pedro oliveira disse...

Caro João e companhia, também, gosto muito do Ricardo, também, gosto muito do clube do bairro de Benfica, embora goste mais do clube de Portugal, também gosto de ganhar por seis embora prefira ganhar por doze, gosto de seis a um a João Loureiro, vocalista dos Ban(anas) embora goste mais de sete a um...
Gosto de bloggar e brincar.
http://santamargarida.blogspot.com/2007/11/1071-o-fim-da-repblica-dos-bananas-o.html
As minhas desculpas pela publicidade, era inevitável para se perceber a «profundidade» do comentário...

Anónimo disse...

- 6 jogos (meia dúzia) de castigo nas competições europeias equivale a dizer, em termos práticos, que o "rapazinho" não voltará a jogar, àquele nível, nos próximos anos da sua vida.

Esta punição deveria servir de exemplo dissuasor para os profissionais da "nossa praça"; com punições assim, certamente que muitos dos nossos atletas acusados, e muito justamente, como demasiado agressivos não passariam de umas "perinhas doces"...