6.11.07

Uma questão de atitude



Para que conste, como ponto de partida para este desabafo, não acredito que haja alguém que sofra mais com os desaires do Benfica do que eu. Na inversa, também ninguém vibra mais com os seus cada vez mais parcos e esporádicos sucessos desportivos.


Não acredito no milagre da recuperação de seis pontos de atraso para o FC Porto, ou nessa nova conquista de só dependermos de nós próprios para sermos campeões. Este Benfica não me merece esse crédito. É uma equipa demasiado irregular, tímida, nervosa e irremediavelmente desrespeitada pelos seus adversários.

Depois de uma vitória “à Benfica” contra um Marítimo em superioridade numérica durante grande parte do jogo, voltámos a claudicar, primeiro em Setúbal, ainda que com várias atenuantes, depois em Paços de Ferreira, em que a vitória não esconde as extremas debilidades de uma equipa que me chegou a exasperar.

Logo no início do jogo, não consegui encaixar a atitude receosa de Camacho ao colocar em campo Nuno Assis, em vez de um avançado que complementasse a acção de Cardozo. Camacho pareceu-me apostado em anular competitivamente o nosso avançado e consegui-o.

Depois, o técnico do Benfica teve uma atitude passiva em todo o jogo, ao contrário de outras épocas em que transpirava mais no banco que muitos jogadores no relvado. Antes, Camacho tinha garra, contagiava a equipa, agora parece-me desmotivado, sem vontade de continuar. Técnica e tacticamente nunca me pareceu ir além da mediania mas tinha os adeptos e o balneário na mão. Agora já nem isso.

Vamos ver o que nos reserva o jogo de amanhã. Acredito que Camacho vá lentamente percebendo as qualidades e os defeitos dos seus atletas e seja o primeiro a dar o exemplo da vontade e do querer vencer, coisa que eu não vi em Paços de Ferreira. Muito pelo contrário.
MFQ



3 comentários:

João Fialho disse...

Parece-me uma reflexão muito oportuna. Mas também me parece que vai um pouco contra a corrente. Ou talvez antes de tempo.

Fica muita matéria para debate entre o pessoal benfiquista. Mas isso, no curto prazo, vai depender do jogo de amanhã ...

bordadagua disse...

Celtic - SLB-: 1-0

Unknown disse...

Aquele do Benfica quase que partia mas é a perna ao outro; é pior que o tal do Petit.